17.5 C
São Paulo
quinta-feira, maio 16, 2024
spot_img

Fisiologia Reabilitação Cardiovascular No Infarto Do Miocárdio

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Reabilitação Cardiovascular, também conhecida como RCV, é um conjunto de ações para aumentar ao máximo a capacidade funcional de quem teve problemas cardíacos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o objetivo dessa reabilitação é evoluir no estilo de vida através de exercícios físicos, de modo que os pacientes tenham ao máximo uma vida comum, sem maiores problemas.

Se você deseja atuar na área de fisioterapia, aqui você vai entender um pouco melhor sobre como funciona a Reabilitação Cardiovascular e o papel do profissional nesse processo.

Reabilitação Cardiovascular

A Reabilitação Cardiovascular deve ter início logo nos primeiros sinais da doença cardíaca, ou seja, imediatamente após o evento agudo coronário. Porém, nenhum limite temporal deve ser imposto nesse caso, o importante é começar o tratamento.

Muito dos resultados da reabilitação provém das atividades físicas, sendo que essas são as principais ações do programa de reabilitação.

Hoje em dia, a Reabilitação Cardiovascular passa por várias fases, sendo que a primeira delas, também chamada de Fase Hospitalar, é o momento em que o paciente é admitido.

A segunda fase, ou Fase Ambulatorial, se dá após a alta e, por fim, a terceira fase não possui um tempo determinado, pois é aqui que ocorre o tratamento até que o paciente atinja sua melhor performance.

Fisioterapia e RCV

Os profissionais da fisioterapia têm papel imprescindível na Reabilitação Cardiovascular.

Isso porque as atividades físicas supervisionadas são primordiais para reduzir, ou até mesmo eliminar, as limitações físicas provenientes dos eventos cardíacos.

Na primeira fase o objetivo do profissional é trabalhar em conjunto com o paciente movimentos bem simples e de baixa intensidade.

Já na terceira fase de reabilitação é recomendado que os pacientes crônicos desenvolvam capacidade física e aeróbica, mas, claro, sempre com muita segurança.

No caso da terceira fase, o profissional de fisioterapia é muito focado no acompanhamento de exercícios aeróbicos, flexibilidade, resistência e relaxamento.

A Reabilitação Cardiovascular é muito cautelosa e deve ser feita por profissionais altamente qualificados e habilitados para tal.

O cuidado com o paciente deve ser direcionado para o seu quadro clínico, sendo que cada paciente é único e o fisioterapeuta precisa fazer constantes avaliações para evoluir no tratamento.

Mas, claro, nesse processo de reabilitação há vários outros profissionais envolvidos, como nutricionistas, médicos e até mesmo psicólogos.

Como se especializar na área de Reabilitação Cardiovascular

Se você deseja se especializar na área de RCV é necessário estudar especificadamente para lidar com esse tipo de paciente.

Dentro da área da fisioterapia, assim como em qualquer outra profissão, há vários seguimentos que podemos seguir.

É preciso escolher aquilo que você pretende se dedicar para, então atuar naquela área.

Um fisioterapeuta, mesmo que seja um excelente profissional, não saberá tudo de todas as áreas. Isso porque é preciso se especializar na teoria e na prática para conseguir prestar um bom atendimento.

Como ter diferencial

Se você deseja ter diferenciais no mercado, é preciso ir além das capacidades técnicas.

Fisioterapeutas trabalham diretamente com pessoas que passaram por algum tipo de trauma ou lesão. Por isso, o cuidado, atenção e empatia são características fundamentais desse tipo de profissional.

Todos aqueles que trabalham na área da saúde devem trabalhar o que chamamos de soft skills para realizar um atendimento de excelência. Ou seja, as coisas vão além do técnico.

Se você deseja saber mais sobre Reabilitação Cardiovascular e outros questionamentos em relação à fisioterapia, saiba que é um universo muito grande e você ainda terá muito mais para aprender.

Adriana Marques

Sou formada em fisioterapia desde 2016, desde então só trabalho em atendimento domiciliar. Tenho pós em geriatria pelo hospital Oswaldo Cruz e também pós em Estética e Saúde. Amo o que faço e agora também me dedico a auxiliar através de boas informações, todos aqueles que precisam.

Adriana Marqueshttp://drymarques.com/
Sou formada em fisioterapia desde 2016, desde então só trabalho em atendimento domiciliar. Tenho pós em geriatria pelo hospital Oswaldo Cruz e também pós em Estética e Saúde. Amo o que faço e agora também me dedico a auxiliar através de boas informações, todos aqueles que precisam.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Confira -spot_img

Últimos Artigos