A primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos em Fisioterapia é em algo que envolve reabilitação e cuidados com pacientes que sofreram alguma lesão. Mas qual é a relação entre fisioterapia e estética? Será que ambas se conectam?
Apesar de a fisioterapia na área de cuidados e tratamentos de lesões causados por acidente ser muito comum, certamente não existe apenas essa.
Ao longo do tempo, os profissionais da área começaram a desenvolver métodos e técnicas para trabalhar a respiração, disfunções neurológicas e até mesmo estética.
De modo geral, a relação entre ambas as áreas se concentra na realização de procedimentos relacionados ao visual por fisioterapeutas.
Como é um fisioterapeuta especializado em estética?
É preciso de algumas habilidades da parte de um profissional que trabalha com fisioterapia estética.
Entre elas podemos citar: habilidade de analisar a situação, comunicação clara e de forma objetiva, destreza das manobras manuais, gosto por se especializar sempre é estar a par das novidades da área.
É importante dizer que independente de qual seja a relação entre fisioterapia e estética, o profissional precisa querer oferecer o melhor que há disponível no mercado.
E sempre com o objetivo de garantir o bem estar dos pacientes que confiam no seu trabalho.
Qual a relação entre fisioterapia e estética: como se tornar um profissional da área?
É importante dizer que para se tornar um profissional dessa área, antes é preciso que o futuro fisioterapeuta estético se forme em fisioterapia para só então poder seguir com a especialização.
Caso tenha curiosidade em saber, dura em média de 1 a 2 anos para que possa se especializar em dermatofuncional e estética.
Algumas das matérias que podem ser vistas são: biossegurança, cosmetologia e farmacologia.
Onde o profissional de estética pode atuar?
Se perguntarem qual é a relação entre fisioterapia e estética, podemos dizer que uma das conexões está em fazer os procedimentos estéticos.
Entre eles está o peeling. Esse procedimento nada mais é que a renovação da pele através de estímulos. E ele tanto pode ser feito com o auxílio de substâncias químicas ou de manobras manuais.
A maior procura por esse procedimento está no paciente querer clarear manchas na pele por consequência de acnes.
Outro procedimento que um profissional de fisioterapia estética pode realizar é o microagulhamento. Também indicado para tratamento de cicatrizes e marcas de pele, ele pode ser utilizado para tratar de queda capilar e melhora na flacidez da pele.
Na prática, o microagulhamento funciona da seguinte forma: o profissional utiliza microagulhas que passam pela pele causando pequenas lesões. E com isso, a pele irá estimular a formação de colágeno.
Lembrando que além das clínicas de estética, os profissionais de fisioterapia são indispensáveis dentro do hospital.
Como saber se estou escolhendo o curso certo?
Nossa dica não se trata apenas de dizer qual a relação entre a fisioterapia e a estética. Nós estamos aqui também para te ajudar a saber se a fisioterapia tem a ver com você.
Por isso, separamos algumas informações sobre o curso em si. Confira!
- O curso de fisioterapia tem aproximadamente de 4 a 5 anos. Isso equivale a mais o menos 4 mil horas;
- Para saber se está no caminho certo, confira como a instituição de ensino está avaliada no meio acadêmico m. Isso diz muito em relação ao ensino;
- Confira quais os professores e a qualificação deles;
- Procure por fim sobre o comprometimento da faculdade em oferecer um ensino com a inclusão de métodos novos e tecnologia de ponta.
Legal, não é mesmo? Caso queira saber mais a respeito sobre qual a relação entre a fisioterapia e a estética, ou mesmo curiosidades a respeito do curso, veja vídeos e procure conversar com profissionais que já estejam atuando nessa área!