De modo geral, o fisioterapeuta é o profissional responsável em avaliar e realizar exercícios e técnicas que garantam a longo prazo o bem-estar e a melhora na qualidade de vida do paciente. Muitos se perguntam a necessidade de contratar um fisioterapeuta para atendimento domiciliar, mas qual será?
É importante lembrar que ao estimular o físico, o fisioterapeuta previne algumas doenças, além de melhorar o condicionamento respiratório, muscular e outros pontos da vida do paciente. Em alguns casos, até o lado psicológico é afetado.
E há diversos motivos para algumas pessoas necessitarem de um serviço em domicílio.
Seja por conta do passar do tempo ou mesmo por conta de algum acidente. Confira as causas mais comuns para isso e quais são os principais benefícios desse atendimento.
Como contratar um fisioterapeuta para atendimento domiciliar
Antes de explicarmos o porquê de contratar um fisioterapeuta domiciliar, é bom saber como fazer isso.
Para contratar um profissional que trabalhe home care, é importante que, antes de mais nada, veja as qualificações desse profissional.
Confira qual a especialidade e se ele está registrado no CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).
Caso esteja tudo certo em relação aos tópicos mencionados acima, procure ter referências de outras pessoas que contrataram o serviço.
Situações em que de deve contratar um fisioterapeuta domiciliar
Como já dissemos anteriormente, há algumas situações em que é necessário de se contratar um fisioterapeuta para atendimento domiciliar. Veja a seguir quais são as principais situações.
A primeira delas é uma das mais comuns, que é a mobilidade reduzida. É normal, com o passar do tempo, que as articulações e os ossos do corpo tenham o seu desgaste natural, o que dificulta para o paciente se locomover.
Além disso, esse desgaste pode ser ocasionado por doenças, como osteoporose e artrose. E é para isso que a fisioterapia em casa é indicada. Para poder ajudar e trazer de volta conforto e mais independência aos pacientes.
Outra situação que podemos citar é a reabilitação após algum trauma, doença ou cirurgia.
Muitos pacientes que passam por algum acidente grave, ou que tem uma doença crônica, por exemplo, apresentam sequelas.
E a fisioterapia home care é justamente para auxiliar na diminuição das dores e ajudar na autonomia. Cuidar desses aspectos ajuda o físico e o mental daqueles que precisam de tratamento.
Por que contratar um fisioterapeuta para atendimento domiciliar?
Agora que já falamos como e quais situações devemos contratar um profissional para realizar atendimento em casa, está na hora de mostrar os benefícios de se ter esse tipo de serviço.
O primeiro deles é em relação a conexão entre paciente e terapeuta.
Algo muito importante em qualquer tipo de tratamento, é o fato do paciente se sentir confortável com o profissional que o está atendendo.
E estabelecer uma boa conexão entre o fisioterapeuta e o paciente estimula o processo de realizar os exercícios e querer participar ativamente do serviço que está sendo feito.
Outro benefício é em relação às atividades do dia a dia. Como o terapeuta está usando os recursos disponíveis na própria residência do paciente, para criar os exercícios fica mais fácil.
Por exemplo: o paciente não consegue ir ao banheiro e tomar banho em pé. Nesse caso, o profissional irá orientar e demonstrar como ele pode estar realizando a atividade usando os recursos disponíveis na casa.
Há outras vantagens em se contratar um fisioterapeuta para atendimento domiciliar como a flexibilidade de horário e uma maior percepção do ambiente familiar do paciente. De qualquer forma, ao pensar em contratar um, sempre veja referências do profissional e a especialidade dele!