Não é novidade para ninguém que o coronavírus afetou negativamente a saúde de muitas pessoas. Além disso, o vírus evidenciou a necessidade de darmos a devida atenção a algumas coisas como o nosso sistema respiratório. E é nessa parte que a fisioterapia respiratória entra.
Foi a partir disso, que essa área da fisioterapia começou a receber o seu devido valor, já que ela é fundamental no tratamento dessa doença.
Graças a essa especialização da fisioterapia, houve uma melhora significativa no bem-estar de pacientes que sofriam com sequelas do COVID-19.
E apesar da diminuição de casos graves, há ainda pessoas que necessitam de uma ventilação mecânica por exemplo, e é em horas assim que os profissionais de fisioterapia são fundamentais em hospitais ou em domicílio.
Vantagens de trabalhar com a fisioterapia respiratória
Entre as vantagens de se trabalhar com a fisioterapia está poder escolher entre as inúmeras ramificações que existem.
Inclusive uma boa dica para quem ainda não sabe ao certo qual especialização escolher, é a de pesquisar e se aprofundar qual área poderá te ajudar a alcançar o nível profissional que você tanto almeja.
Isso permite que você escolha qual combina mais com seus objetivos e qual irá te agregar mais valor. E entre as disponíveis no mercado atual está a que cuida do sistema respiratório.
Uma das inúmeras vantagens que podemos dizer dessa especialização está no fato de não haver restrições. Você pode tanto utilizar a fisioterapia respiratória para casos mais graves como também na recuperação e prevenção de doenças mais simples como resfriado, ou gripe.
Algo que podemos dizer também, é que nunca essa área da saúde recebeu um destaque como agora. Assim como a enfermagem ganhou notoriedade, os que trabalham na parte fisioterápica também.
Quais são os principais benefícios de utilizar a Fisioterapia?
A primeira coisa que precisamos entender na fisioterapia é que a maioria das técnicas que são utilizadas envolvem movimentos e manobras. E um ponto a ser lembrado é que a prática contínua desses exercícios é fundamental para se ter resultados visíveis.
E entre os benefícios que podem ser esperados pelos pacientes após algumas sessões é a desobstrução das vias aéreas, fortalecimento do músculo do pulmão e a redução da fadiga ao respirar.
Outro ponto a ser explicado é em relação aos cuidados. É preciso lembrar que o tratamento depende exclusivamente da situação que o indivíduo se encontra ao iniciar o tratamento.
Mas de modo geral, um dos benefícios que um paciente encontra é na melhora da qualidade de vida.
E mesmo sabendo que cada situação é única, e que cada fisioterapeuta tem preferências próprias, nunca podemos esquecer que o objetivo principal é a de sempre garantir a melhora na capacidade respiratória do paciente.
Quando fazer fisioterapia?
Diferente do que muitos pensam, a fisioterapia voltada aos cuidados do sistema respiratório não precisa ser realizada apenas quando já se tem alguma sequela ou problema para respirar como asma, pneumonia ou vírus.
É possível utilizar o tratamento de forma preventiva. Cuidar do seu corpo antes que ele apresente algum problema, é a melhor forma de você promover o seu autocuidado.
Entre os benefícios que podem ser encontrados está a redução do desgaste do corpo e da mente, e o aumento na disposição em realizar tarefas do dia a dia.
A fisioterapia respiratória é indicada para todas as idades, desde crianças até idosos!