A fisioterapia dermatofuncional tem crescido muito no mercado, razão pela qual tem sido muito procurada por muitos profissionais que querem atuam nela, mas ainda tem dúvidas de como ela funciona.
Sabemos que a fisioterapia abrange muitas técnicas, como terapia alternativa, manual e entre outras, não sendo uma área restritiva como era antigamente, o que é excelente tanto para os fisioterapeutas, pois tem mais áreas para atuarem.
Sendo assim, este texto irá te explicar o que faz um fisioterapeuta dermatofuncional, quais sãos suas responsabilidades, as vantagens de atuar nessa área, bem como o nome das técnicas que é necessário saber.
O que é a Fisioterapia dermatofuncional?
Antes de discutirmos sobre as funções de um dermatofuncional, é importante conceituamos essa área da fisioterapia.
Pois bem, a Fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que usa técnicas especificas com objetivo auxiliar tanto na prevenção quanto na recuperação de danos ocasionados no sistema tegumentar, qual seja, a pele.
Ela foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio da Resolução 362/2009, como especialidade exclusiva da fisioterapia, logo, só pode ser feita por profissionais.
O que faz o dermatofuncional?
Para atuar como nessa área específica, é necessário ser um profissional da terapia graduado e ter uma especialização em Fisioterapia.
Ao se especializar, o dermatofuncional poderá realizar tratamentos em casos relacionados a cicatrizes, gorduras localizadas, estrias, flacidez da pele, auxiliando na promoção da qualidade funcional do paciente.
O dermatofuncional também poderá aplicar em seus pacientes agentes técnicos, mecânicos, fototerapêuticos e elétricos, bem como irá atuar diretamente com demais profissionais da saúde em busca do resultado positivo ao cliente.
Além disso, também é possível contribuir com outros tratamentos, como o envelhecimento facial, pré e pós-cirurgia plástica, queimaduras e muito mais.
Quais são as responsabilidades do dermatofuncional?
Para atuar nessa área, assim como qualquer profissional da saúde, é necessário que o dermatofuncional siga rigorosamente os procedimentos da área da saúde de maneira correta para não causar qualquer lesão ao paciente.
Portanto, todos os tratamentos recomendados e realizados por ele devem ser feito com base em estudos e conhecimento científico.
É importante ressaltar que um fisioterapeuta dermatofuncional não pode receitar medicamentos, mas tão somente realizar os procedimentos/tratamentos aos quais está capacitado.
E quais são as vantagens de atuar como fisioterapeuta dermatofuncional?
No início do texto já informamos uma das melhores vantagens, que é a grande demanda de mercado em buscas dos tratamentos realizados por um dermatofuncional.
Outra vantagem é que a especialização em fisioterapia irá expandir seus horizontes, ampliando o seu leque de atuação na área e fazendo com que você consiga captar mais clientes.
Uma outra vantagem é que você estará capacitado para manusear lasers, o que é utilizando tanto para procedimentos estéticos quanto para tratamentos relacionados a saúde, aumentando ainda mais a demanda.
Quais são as técnicas utilizadas por um fisioterapeuta dermatofuncional?
As técnicas utilizadas por um fisioterapeuta podem ser manuais ou com auxílio de equipamentos.
As técnicas manuais necessárias de se ter conhecimento são:
- Mobilização cicatricial;
- Liberação fascial;
- Drenagem linfática;
- Massagem clássica;
- Massagem reflexa;
- Massagem do tecido conjuntivo.
Já as técnicas com equipamentos eletrônicos são:
- Ultrassom;
- Radiofrequência;
- Endermoterapia;
- Microcorrentes;
- Fototerapia;
- Eletroterapia;
Agora você já sabe tudo o que um fisioterapeuta dermatofuncional pode realizar, bem como quais são sua responsabilidades, vantagens e até tratamento, ficando ao seu critério aproveitar todos esses benefícios ou não.