Você sabe qual é a relação entre ventosaterapia e liberação miofascial? A Ventosaterapia é um procedimento, enquanto a liberação miofascial é uma necessidade que muitas pessoas têm.
Hoje em dia, procedimentos estéticos vão muito além de físico, trazendo uma série de outros benefícios. A popularização desses serviços só cresce e, nesse contexto, o mercado de trabalho demanda cada vez mais de profissionais.
Entenda qual é a relação de ventosaterapia e liberação miofascial e veja como é possível ganhar dinheiro com procedimentos estéticos/terapêuticos sem precisar de nenhuma formação prévia. Vamos lá?
O que é ventosaterapia e liberação miofascial
Para entender o que é ventosaterapia e liberação miofascial vale fala rum pouco sobre a fáscia, que é um tecido que envolve cada grupo muscular do nosso corpo.
Composto por elastina e colágeno, a fáscia ajuda a músculo a realizar o movimento de contração. Além disso, possui muitos neurônios sensoriais e tem papel fundamental na geração de respostas musculares.
A restrição miofascial, como o nome sugere, promove uma limitação no movimento.
Liberação Miofascial
A liberação miofascial é um processo manual que tem por objetivo restaurar a função da fáscia, além de reduzir a dor e corrigir sequelas promovidas por traumas físicos (e até mesmo emocionais).
Então, o objetivo da liberação miofascial é justamente melhorar a mobilidade e trazer todos as funções convencionais do miofascial.
Ventosaterapia
Agora, qual a relação entre ventosaterapia e liberação miofascial? A Ventosaterapia é uma das formas de promover essa liberação de uma maneira muito eficaz.
Assim como o nome sugere, essa prática utiliza de ventosas. A aplicação delas criará um vácuo, promovendo sucção da pele.
O efeito desse vácuo é o maior controle da corrente sanguínea no corpo, pois bem naquela região há o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Isso gera maior oxigenação dos tecidos e, consequentemente, faz uma espécie de limpeza de toxinas no sangue.
A ventosaterapia e liberação miofascial não é o único benefício associado. Na verdade, a ventosaterapia promove diversos benefícios, como:
- Desintoxicação do organismo
- Reduz as dores abdominais
- Ajuda na dor de cabeça
- Alivia dores na lombar da coluna
- Melhora dores musculares
- Melhora problemas digestivos
- Aumenta a produção de líquido sinovial dentro das articulações
- Controla a hipertensão arterial
- Aumenta a circulação sanguínea local
- Reduz celulite
- Fortalece os vasos sanguíneos
Como trabalhar na área de estética
Se você deseja ingressar no mercado de trabalha na área de ventosaterapia e liberação miofascial, saiba que não há a necessidade de ter formação específica para prestar esse tipo de serviço.
Porém, isso não significa que ele não seja complexo e que não haja a necessidade de se especializar.
Na verdade, muito pelo contrário. Se você realmente deseja promover aos seus pacientes um serviço que traga todos os benefícios prometidos pela ventosaterapia, é imprescindível que tenha a devida experiência.
Profissionais que sabem trabalhar com as ventosas de forma adequada conseguem se destacar rapidamente no mercado, pois a demanda cresce a cada dia com a popularização desses procedimentos.
O melhor de tudo é que hoje em dia você encontra cursos de qualidade, online e com ótimo custo x benefício. É possível, inclusive, manter seu emprego atual até se estabelecer por completo com essa profissão.
Mas como encontrar o melhor curso do mercado e que atenda as suas expectativas? Há muitas opções, mas você consegue conferir a formação completa em ventosaterapia com o Dr. Fábio Cabral, fisioterapeuta especializado na área.
Comece agora mesmo a compreender nos mínimos detalhes sobre ventosaterapia e liberação miofascial. Conheça mais o curso do Dr. Fábio Cabral acessando aqui e já programe os seus estudos!