Terapia por Ultrassom na Fisioterapia: Benefícios, Modalidades e Indicações
A terapia por ultrassom é uma técnica frequentemente incluída nos planos de tratamento de fisioterapia com o objetivo de acelerar o processo inflamatório, reduzir a dor, o edema, a tensão muscular e a rigidez articular.
Modalidades da Terapia por Ultrassom em Fisioterapia
O ultrassom terapêutico é uma modalidade da eletroterapia amplamente utilizada em fisioterapia. Este tratamento é um excelente coadjuvante para outras terapias, sendo eficaz, não invasivo e indolor. Existem duas modalidades principais de ultrassom terapêutico:
- Ultrassom Contínuo: As ondas são emitidas continuamente, sem interrupções, produzindo efeitos térmicos de calor profundo. Este calor altera o metabolismo e a permeabilidade das células, promove a cicatrização e diminui o edema, sendo eficaz no tratamento de lesões crônicas.
- Ultrassom Pulsátil: As ondas são emitidas de forma intermitente, com pequenas interrupções. Não produz efeitos térmicos, mas é indicado para cicatrização e redução dos sinais inflamatórios, sendo mais adequado para lesões agudas.
Aplicação da Terapia por Ultrassom
Para a emissão das ondas ultrassônicas, é necessário aplicar uma camada de gel condutor na área afetada, pois o ultrassom só emite em meio aquático. O cabeçote é movimentado com lentidão, em movimentos circulares, em forma de 8, de cima para baixo ou de um lado para o outro, evitando parar sobre o mesmo local.
A regulação do ultrassom varia conforme a lesão e seu tempo. A frequência de onda pode ser de 1 MHz para lesões profundas, como músculos e tendões, ou de 3 MHz para disfunções superficiais, como da pele e em estética. A intensidade varia entre 0,5 e 1,6 W/cm², sendo menor para estruturas próximas à pele e maior para regiões mais profundas, como lesões ósseas.
Indicações da Terapia por Ultrassom
A terapia por ultrassom é indicada para estimular a circulação sanguínea local, acelerar o processo inflamatório, reduzir o edema e estimular as células inflamatórias, promovendo a cicatrização e a regeneração do tecido. Este tratamento é eficaz para:
- Artrose
- Inflamação das articulações
- Dor lombar
- Bursite
- Doenças ou dores crônicas ou agudas
- Espasmo muscular
- Contractura muscular
- Traumatismos de tecido ósseo, articulações e músculos
- Estiramentos
- Luxações
- Fraturas
- Neuroma
- Pontos gatilhos
- Distúrbios do sistema nervoso simpático
- Alterações circulatórias
- Reabilitação de lesões
- Fibro edema gelóide (celulite)
- Cicatrização de feridas
Contraindicações da Terapia por Ultrassom
A terapia por ultrassom é contraindicada em casos de osteoporose avançada, presença de próteses, gravidez, câncer ativo, áreas tratadas com radioterapia ou que apresentam varizes (insuficiência vascular). Não deve ser aplicada em epífises de crescimento, pacientes com marca passo, sobre feridas abertas ou problemas de pele.
Duração do Tratamento
O número de sessões varia de acordo com o tipo e grau da lesão, sendo definido pelo médico especialista ou fisioterapeuta após avaliação. Não é recomendado utilizar o ultrassom diariamente por mais de 20 dias consecutivos.
Benefícios da Terapia por Ultrassom
A terapia por ultrassom promove o aumento das propriedades mecânicas na região tratada, ajudando na recuperação da função do tecido lesionado. Estudos mostram que o uso do ultrassom terapêutico resulta em uma redução significativa da dor, sem relatos de eventos adversos, tornando-se uma intervenção segura.
Na fisioterapia, realizamos tratamentos com terapia por ultrassom quando recomendado. Experimente os efeitos benéficos desta terapia!
Segue indicação alguns itens que podem te auxiliar :
-
- Ultrassom com diferentes frequências (1 MHz e 3 MHz).
- Gel condutor hipoalergênico para uso profissional.
- Bandas elásticas e faixas de resistência.
- Bolas de exercício
- rolos de espuma.
- Manuais sobre técnicas de reabilitação e fisioterapia
- Macas
Esses produtos não apenas complementam o tratamento por ultrassom, mas também ajudam a criar um ambiente de reabilitação completo e eficiente.