O Pilates é uma das atividades que mais vem ganhando espaço hoje em dia por conta de seus benefícios. Antigamente era visto como uma atividade para idosos, mas, hoje, muitos procuram pela prática por conta das vantagens.
Adolescentes, adultos, idosos e até mesmo crianças podem praticar essa atividade sem nenhuma contraindicação. Além de trazer muitos benefícios à saúde física, faz muito bem à saúde mental também.
Por conta de sua popularização, além de ser constantemente recomendado em tratamentos de lesões, a demanda por profissionais dessa área cresce cada vez mais.
Se você é fisioterapeuta e está desejando se especializar nessa área, conheça um pouco mais sobre essa atividade.
O que é pilates e seus benefícios
O Pilates é uma atividade física que tem como objetivo trabalhar diversas áreas, como força, flexibilidade, cárdio e equilíbrio.
Seus movimentos são muito focados no fortalecimento de locais chaves para melhorar ou acabar com dores no corpo (joelho, coluna, lombar…). Seus benefícios são bem variados, como:
Aumenta a densidade óssea
Assim como o músculo, os ossos também correspondem às atividades físicas, seja de forma direta ou indireta. Por isso a atividade é muito indicada para idosos, que naturalmente tem maiores chances de apresentar osteoporose.
Auxilia na perda de peso
Assim como qualquer atividade física, a prática regular do Pilates ajuda na perda de peso, principalmente quando combinada com outra atividade.
Flexibilidade
A flexibilidade é algo muito importante e que deve ser trabalhado para a saúde de nossos músculos. Essa atividade fortalece os músculos e ainda promove maior elasticidade para as fibras.
Alivia as dores
Um dos maiores benefícios dessa atividade física é justamente a melhora e até mesmo a eliminação das dores nas costas, joelho e outras articulações.
Por conta disso o pilates está sendo recomendado como protocolo de recuperação de lesões.
Melhora a postura
A atividade irá trabalhar o fortalecimento das costas, coluna e lombar, promovendo uma melhora significativa em sua postura.
Disposição
Atividades físicas liberam hormônios que promovem maior disposição para praticar as atividades do dia a dia. Se você está com dificuldade de fazer suas tarefas, o Pilates pode ser a solução.
Reduz o estresse
A atividade também libera o famoso hormônio da felicidade. É uma ótima prática para quem está em busca de reduzir o estresse.
Normalmente as aulas são bem relaxantes, sem aquele ambiente mais hostil e barulhento que são as academias, colaborando para a redução do estresse diário.
Quem pode ser professor de pilates
Qualquer pessoa pode ser professor de Pilates? Na verdade, o recomendado é que a aula seja dada por educadores físicos ou fisioterapeutas.
É possível direcionar a aula com diferentes abordagens e com focos diferentes, tudo depende da expectativa e necessidade de cada aluno.
Para que os benefícios citados anteriormente realmente aconteçam é muito importante que as aulas sejam ministradas por profissionais devidamente qualificados e habilitados para tal.
Até mesmo profissionais da área da educação física e fisioterapia precisam se especializar antes de começar a aplicar as aulas de Pilates.
Onde fazer curso de pilates
Nesse cenário, a melhor saída é realizar um curso de Pilates que seja robusto o suficiente para que o profissional possa começar a ministrar essa aula para os seus alunos.
Hoje em dia, com a internet, tornou-se muito mais fácil estudar – seja por uma questão de flexibilidade ou por uma questão de orçamento. Porém, para realmente aprender é essencial encontrar um curso de qualidade.
Se você quer se especializar e começar a dar aula de Pilates, não deixe de conhecer o curso de Felipe Escobar, fisioterapeuta. Comece agora mesmo as aulas clicando aqui.