A fisioterapia na estética, ou fisioterapia dermato funcional, de modo geral, atua analisando o corpo do paciente, e as alterações que esse apresenta com o passar do tempo.
Através de exercícios, essa área da fisioterapia procura de modo definitivo trazer resultados positivos para assegurar o bem-estar do paciente.
Pensando nisso, neste artigo separamos para você quais as funções da área, qual o papel do profissional que atua na parte estética da fisioterapia e o que se espera dele em relação a suas atribuições. Confira a seguir!
Quais os objetivos dos profissionais dessa área?
Antes de mais nada, é interessante dizer que essa área da fisioterapia trabalha principalmente para preservar, cuidar e melhorar o corpo do paciente.
Apesar de muitas pessoas pensarem apenas como algo superficial, as melhorias na estética podem influenciar no psicológico do indivíduo que está se submetendo ao tratamento.
O grande objetivo é antes de qualquer coisa preservar as funções orgânicas do paciente.
Desse modo, o profissional que se encarrega dessa área, utiliza equipamentos e técnicas para cumprir essa missão.
Alguns dos tratamentos da fisioterapia na estética incluem tratamento de cicatrizes, minimizando os efeitos dela na pele; redução de celulite; redução da flacidez, principalmente em pacientes com perda de peso considerável entre outros
Há várias técnicas que podem ser empregadas pelos profissionais dessa área, e através de equipamentos adequados, é possível atingir o objetivo de alcançar o resultado desejado pelo paciente.
Veja a seguir alguns desses métodos, como eles funcionam na prática, e de que forma eles são realizados.
Ultrassonografia
A ultrassonografia na estética é um tratamento indicado para reduzir a gordura que está localizada e também realizar a modelagem corporal. Através de ondas ultrassônicas, é possível quebrar os adipócitos (gordura).
Além disso, essa técnica pode ser trabalhada para o tratamento de celulite ou no estímulo de colágeno.
Esse método também é uma ótima opção para tratar o inchaço de uma cirurgia plástica, já que a energia provocada pelas ondas, dilata os vasos sanguíneos, e consequentemente aumenta o fluxo, causando a diminuição de líquido.
Eletroterapia
Essa técnica de fisioterapia na estética trabalha basicamente com correntes elétricas em baixa intensidade. Através dessas correntes elétricas, o profissional irá promover uma melhora no metabolismo e na oxigenação da pele.
Além disso, esse tratamento pode ser utilizado tanto no corpo do paciente quanto no rosto.
E entre algumas das indicações para esse método estão: a eliminação de pontos escuros na pele; cicatriz de melasma (acne); flacidez; estria; gordura localizada entre outros.
De modo geral, essa técnica promove diversas reações fisiológicas no indivíduo.
Drenagem linfática
Indicada para melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos, a drenagem é uma ótima opção para aqueles que procuram eliminar toxinas e tratar a retenção de líquido.
Ela também é muito indicada para pacientes que passaram por alguma cirurgia plástica, como lipoaspiração.
Quais os benefícios de trabalhar com fisioterapia na estética?
Sabemos que a aparência é algo muito valorizado, e mudanças positivas podem acarretar melhora da autoestima e do psicológico. Então se engana quem pensa que o profissional que opta em trabalhar nessa área irá apenas operar na parte estética do indivíduo.
Sendo assim, a área requer profissionais qualificados para oferecer o melhor aos pacientes que procuram na fisioterapia uma melhora na estética.
Além disso, a fisioterapia na estética é uma boa ramificação para se seguir após a graduação. E há muitas oportunidades em diversas instituições, como clínicas e hospitais.