Inserida na área da fisioterapia, área essa que muitas pessoas já conhecem, há também a fisioterapia estética ou dermatofuncional como é chamada.
De modo geral, essa área trabalha com recursos fisioterapêuticos para poder realizar os tratamentos estéticos de forma segura e eficaz. E o melhor! Com o conhecimento que todo profissional de fisioterapia tem.
Além disso, na fisioterapia dermatofuncional, o profissional tem como principal objetivo evitar que o tratamento estético traga algum risco ou dano permanente na saúde do paciente.
Sendo assim, confira nesse artigo alguns tratamentos estéticos que usam de técnicas fisioterápicas, e veja também como esses procedimentos podem ser benéficos na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Quais os principais tratamentos da fisioterapia estética
O primeiro ponto em relação aos tratamentos é que há uma variedade deles que estão disponíveis no mercado. Mas separamos quatro deles para explicar e falar de como eles funcionam na prática
O primeiro é a massoterapia. Esse tratamento consiste de modo geral em se aplicar com as mãos ou através de aparelhos, algumas manobras e massagens pelo corpo.
Um dos principais objetivos de pacientes que se submetem a esse tratamento é o de procurar conforto e diminuição de dores específicas.
Na prática, quando executada de forma certa, o tratamento causa efeitos dentro do organismo como a movimentação da água, sangue venoso, fibras musculares entre outros.
Entretanto, antes de realizar esse tratamento que está inserido na fisioterapia estética é preciso realizar uma consulta para ver se pode estar realizando esse procedimento. Coisas como idade e fatores do paciente são levados em conta.
Eletroterapia
O segundo tratamento que separamos é a eletroterapia. Esse procedimento usa correntes elétricas em baixa intensidade com fins terapêuticos. E essas ondas de eletricidade são aplicadas na área que precisa de tratamento.
De modo geral, esses eletrodos são colocados em contato direto com a pele do paciente, que por sua vez é o condutor.
Entre os parâmetros considerados neste tratamento, podemos citar a: voltagem, resistência, intensidade entre outras.
É importante dizer que há diferentes tipos de correntes e que cada uma possui a sua própria indicação ou contraindicação. Apesar disso, todas possuem um só objetivo, que é produzir o efeito desejado na pele do paciente.
Como resultado é possível obter reações fisiológicas, biológicas ou mesmo físicas.
Endermologia
A endermologia é outro tratamento que possui inúmeros benefícios para aqueles que a fazem.
Na prática, essa técnica de fisioterapia estética utiliza da sucção a vácuo para tratar de gordura localizada e flacidez.
Além disso, a endermologia é muito usada para remover cicatrizes aderidas (quando surge uma nova pele durante a cicatrização de um corte). Sendo assim, o procedimento “descola” essa nova pele.
Entre os efeitos fisiológicos do tratamento podemos encontrar a diminuição de fibroses causadas após cirurgias plásticas, aumento da oxigenação da pele, e também redução de medidas.
Eletrolipólise
A eletrolipólise é um tratamento que usa uma corrente elétrica de baixa voltagem para dissolver a gordura corporal.
O procedimento também é às vezes chamado de eletrolipólise, lipólise por eletroterapia, ou apenas lipólise.
Às vezes é indicado como uma alternativa não cirúrgica à lipoaspiração. Durante a eletrólise, uma corrente elétrica é aplicada sobre a pele através de uma pequena sonda metálica. A corrente passa através da sonda e para a pele, causando a destruição da gordura.
Entre as mudanças fisiológicas da eletrolipólise podemos citar o aumento da taxa metabólica basal, aumento da produção de colágeno e elastina, melhora da textura e qualidade da pele, e redução da aparência da celulite
É importante dizer que todas essas técnicas que estão dentro da fisioterapia estética devem ser realizadas apenas por profissionais capacitados. Isso fará com que se obtenha resultados que com o tempo irá contribuir na qualidade de vida do paciente.