Os benefícios do pilates são diversos, sendo esse o motivo de a atividade ser cada vez mais procurada, principalmente por mulheres.
Sabemos que nem todo mundo tem prazer em fazer musculação, optando por outras formas de atividade física. O pilates é uma dessas atividades e incluí-la pode fazer muita diferença no dia a dia.
Neste artigo você vai conferir quais são os principais benefícios do pilates na vida de uma mulher, vamos lá?
Perda de peso
O primeiro dos benefícios do pilates que vale a pena ser citado é a questão da perda de peso.
Muitos pensam que o pilates não é uma atividade que gera a perde de gordura, mas isso é um grande equívoco. A atividade exige força e prática o aeróbico, sendo assim, é possível perder peso praticando essa atividade.
Se você acha que irá para o pilates e não sentirá o seu corpo trabalhar, você achou errado!
É uma atividade que trabalha o corpo focado muito em uma questão postural, ao contrário do que normalmente acontece nas academias de rede.
Por isso, é uma atividade muito recomendada para quem está acima do peso e tem problemas nos joelhos, costas… é uma forma de emagrecer sem sobrecarregar tais regiões.
Maior flexibilidade
Um dos benefícios do pilates mais interessantes do pilates é a flexibilidade. Isso é algo que influencia muito em nossa vida, mas não costumamos dar conta.
Você consegue, por exemplo, colocar a mão do chão sem dobrar os joelhos?
É um alongamento bem simples, mas grande parte da população não consegue realizar esse movimento.
O pilates irá trabalhar bastante essa questão da flexibilidade e o aluno começará a notar uma mudança significativa na elasticidade de seu corpo.
Reduz o inchaço durante a gravidez
Grávidas têm sérios problemas com inchaços, dores no corpo, falta de flexibilidade, dentre outros fatores.
É realmente complicado realizar atividades físicas ao decorrer da gravidez, sendo que é algo que deve ser feito com muita cautela para trazer apenas benefícios.
Pois bem, um dos benefícios do pilates é justamente ajudar a reduzir o inchaço da gravidez e, além disso, também ajuda a reduzir as dores convencionais que irão surgir por conta do sobrepeso.
É interessante que a mulher comece as aulas o mais rápido possível, sendo que elas podem se estender até mesmo poucos dias antes da data do parto.
Reduz sintomas de TPM
Que mulher não sofre com a TPM? De fato, são poucas que não sentem as alterações hormonais e físicas que ocorrem pelo corpo.
O pilates, assim como qualquer outra atividade física, ajuda a estabilizar o humor e reduzir os sinais da TPM, principalmente a questão da irritabilidade.
Para todas aquelas mulheres que sofrem muito com os sinais, o pilates é uma boa alternativa para qualidade de vida na TPM.
Evita diversas doenças
E, por fim, os benefícios do pilates envolve a precaução de diversas doenças. Afinal, muitas delas estão ligadas ao sobrepeso e à falta de movimentação do corpo.
É uma maneira de unir o cuidado com a saúde ao lazer, ou seja, está unindo o útil ao agradável.
Para todas aquelas mulheres que não têm muita afinidade com as atividades físicas, isso se torna ainda mais interessante, pois irão descobrir no pilates uma nova perspectiva.
A frequência depende do tempo de cada um, mas é indicado ao menos 2 vezes na semana caso o pilates seja a única atividade física.
Os benefícios do pilates não demoram muito para aparecer, sendo uma atividade física que deve ser incluída na rotina.